Geriátrica
Geriatria é o ramo da medicina que enfoca o estudo, prevenção e tratamento das doenças e da incapacidade em idades avançadas. O termo deve se distinto de gerontologia, que é o estudo do envelhecimento em si.
Os objetivos da Fisioterapia são:
- Avaliar a Saúde em idades avançadas
- Prevenção de doenças
- Detecção e tratamento precoce
- Máximo grau de independência
- Cuidado e apoio durante doenças terminais
O planejamento para a prevenção de doenças nos idosos consiste em:
- Corrigir os hábitos deletérios (alimentação não balanceada, inatividade física, tabagismo, obesidade, abuso de drogas)
- Postergar diagnósticos e tratamento adequado das doenças
- Orientá-los a evitar auto-medicação
- Equilibrar os ambientes emocionais
- Ampliar a rede de suporte social(rede de apoio)
- Estimular a prática de atividade física aeróbia, para aumento de resistência, força e flexibilidade, para manter função e unir os benefícios físicos aos sociais
- Adequar o ambiente doméstico diminuindo o risco de acidentes como quedas e suas consequências muitas vezes de prognóstico sombrio.
A atuação do fisioterapeuta junto ao idoso de um modo geral é importantíssima, pois proporciona uma melhor qualidade de vida. Promovendo uma melhor postura, uma marcha equilibrada, uma melhora da auto-estima, evitando a depressão e o sentimento de incapacidade.
O trabalho do fisioterapeuta junto a paciente idoso é importante por:
- Levar a conscientização do indivíduo a respeito do seu corpo e de suas limitações.
- Trabalhar o fortalecimento da musculatura respiratória, evitando o aparecimento de patologias dessa natureza.
———
Voltar